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GEOGRAFIA CRITICA

 



 


 


 


TEXTO COMPLEMENTAR PARA A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA.


A QUESTÂO AMBIENTAL: NATUREZA< SOCIEDADE< E TECNOLOGIA


"O homem é ao mesmo tempo criador do meio ambiente, que lhe dá sustento físico e lhe oferece a oportunidade de desenvolver intelectual, moral, e espiritualmente. A longa e difícil evolução da raça humana no planeta levou–a a um estágio em que, com o rápido progresso da ciência e da tecnologia, conquistou o poder de transformar de inúmeras maneiras e em escala sem procedentes o meio ambiente. Natural ou criado pelo homem, é o meio ambiente essencial para o bem-estar e para gozo dos fundamentais, até mesmo o direito à própria vida "


 


 



 


 Coordenadas Geograficas:


Paralelos e Meridianos (Vídeo prof.Toid)


Aprenedemos através da maçã, porém o vídeo deixa muita claro o tema.


 



 


2ª aula


 (DECLARAÇÃO DE ESTOCOMOLCO sobre o Ambiente humano, 5 a 16 de junho de 1972.)


COORDENADAS GEOGRAFICAS EM UM RALI NO DESERTO DO NORTE DA ÁFRICA, UM CARRO PERDE O RUMO. O NAVEGADOR CONTATA A BASE E PEDE ORINTAÇÃO. EM POUCOS SEGUNDOS, O PILOTO RECEBE IMFORMAÇÕES SOBRE A EXATA LOCALIZAÇÃO DE ONDE SE ENCONTRA. PODE ASSIM CONTINUAR NA CORRIDA.


COMO A BASE OBTEVE OS DADOS PARA LOCALIZAR O CARRO? ADICIONANDO O GPS (GLOBAL POSITIONING SYSTEM). "O GPS É UM SISTEMA DE LOCALIZAÇÃO QUE FORNECE AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS E A ALTITUDE DE UM LUGAR A PARTIR DE SINAIS CAPTADOS POR SATÉLITES ARTIFICIAIS QUE GIRAM EM TORNO DA TERRA".


"ESSE É APENAS UM DOS RECURSOS QUE UTILIZAM AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS PARA A LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO . QUALQUER PONTO DA SUPERFICIE TERRESTRE PODE SER LOCALIZADO COM EXATIDÃO COM O AUXÍLIO DAS COORDENADAS." PARA ISSO, TRAÇAMOS UM CONJUNTO DE LINHAS IMAGINÁRIAS PARALELOS SÃO CÍRCULOS IMAGINÁRIOS TRAÇADOS PARALELAMENTE AO EQUADOR.


SOBRE MAPAS E GLOBOS QUE REPRESENTAM A TERRA. ESSAS LINHAS, CHAMADAS PARALELOS E MERIDIANOS , SE CRUZAM FORMANDO UM SISTEMA DE COORDENADAS GEOGRAFICAS. DETERMINANDO O PONTO ONDE SE CRUZAM O PARALELO E O MERIDIANO QUE PASSAM POR UM LUGAR, PODEMOS LOCALIZA-LO COM FACILIDADE.


PARALELOS O PRINCIPAL PARALELO É O EQUADOR, QUE DIVIDE A TERRA EM DUAS PARTES IGUAIS: HEMISFÉRIO NORTE OU SETENTRIONAL E HEMISFÉRIO SUL OU MERIDIONAL. A PARTIR DA LINHA DO EQUADOR, TRAÇADA A IGUAL DISTÂNCIA DOS POLOS , TRAÇAMOS OS DEMAIS PARALELOS . PODEMOS TRAÇAR 90 PARALELOS NO HEMISFÉRIO NORTE E 90 NO HEMISFÉRIO SUL. ELES SÃO INDICADOS POR GRAÚS DE CIRCUNFERÊNCIA, SENDO O EQUADOR O PARALELO INICIAL, DE Oº . ALÉM DO EQUADOR, OUTROS PARALELOS RECEBEM NOMES ESPECIAIS: DOIS TRÓPICOS E DOIS CÌCULOS POLERES.


NO HEMISFÉRIO NORTE, TEMOS O CÍRCULO POLAR ÁRTICO E O TRÓPICO DE CÂNCER. NO HEMISFÉRIO SUL, O TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO E O CÍRCULO POLAR ARTICO . OS PARALELOS INDICAM A LATITUDE DE UM LUGAR. TODOS OS LUGARES SITUADOS AO NORTE DO EQUADOR TÊM LATITUDE NORTE (LN). OS LOCAIS QUE FICAM AO SUL DESSA LINHA TÊM LATITUDE SUL (LS). LATITUDE É A DISTÂNCIA, MEDIDA EM GRAUS, DE QUALQUER LUGAR DA SUPERFICIE TERRESTRE AO EQUADOR. O EQUADOR TEM Oº DE LATITUDE E É O PONTO DE PARTIDA PARA CALCULAR A LATITUDE DE UM LUGAR. A LATITUDE MÁXIMA É A DOS POLOS, QUE CORRESPONDE A 90º (N OU S). TODOS OS PONTOS QUE SE ENCONTRAM AO LONGO DE UM MESMO PARALELO TÊM A MESMA LATITUDE,ISTO, ESTÃO A IGUAL DISTÂNCIA DO EQUADOR.


 


 


Placas Tectônicas:


Vídeo sobre Placas Tectônicas apresentado no FANTASTICO, "Poeira nas Estrelas - Pangeia"


 



 


 


3ª aula


PARA VOCE PENSAR!


A Síndrome de Down Dentre as deficiências que o ser humano pode herdar ao nascer, a mais conhecida é o mongolismo ou síndrome de Down. Síndrome é o conjunto das características de uma doença. Uma das características da síndrome de Down são olhos puxados, semelhantes aos dos japoneses , chineses, índios, esquimós e outros povos da raça mongolóide. Daí a razão do nome mongolismo para a síndrome de Down.


O risco de se ter um filho com essa anomalia congênita aumenta com a idade da mulher, mas pode acontecer para mães de qualquer idade. A gestante pode submeter a um exame simples e rápido Para descobrir se a criança que espera é portadora ou não da síndrome de Down. O médico retira com agulha e seringa um pouco do líquido onde a criança está imersa e analisa as células desse líquido ao microscópio. Se for constatado erro no número dos cromossomos, estruturas que carregam as informações genéticas , a lei permite o aborto.


Na Europa , por exemplo, esse exame é rotineiro nos Postos de Saúde. Muitos pais que têm filhos com a síndrome de Down afirmam que não fariam o aborto se o tempo voltasse atrás, pois aprenderam a amar seus filhos como eles são. Quem já conviveu com essas crianças sabe que elas são afetuosas e capazes de aprender. Muitas pessoas têm dedicado a vida a ensinar crianças portadoras da síndrome de Down e alguns métodos de ensino de matemática que tornaram o aprendizado dessa disciplina mais fácil para todas as crianças. Os desvios da natureza podem ensinar muitas coisas para os que têm a mente e o coração abertos. Será que cabe aos seres humanos o poder de decidir se crianças com anomalias congênitas devem ou não nascer? É uma pergunta para a qual cada um tem de encontrar a própria resposta.


 


 


 


4ª aula


Teorias Populacionais:


Malthusianismo - Para Thomas Robert Malthus, intelectual conservador do final do século XVIII, os problemas sociais teriam como causa o desiquilibrio entre o crescimento populacional (em progressão geométrica: 1,2,4,8...) e a produção de alimentos (em progressão aritimética:1,2,3,4...). Malthus defendiamedidas polêmicas como a abstinência sexual para os mais pobres.


Neomalthusianismo - Em meados do século XX, surgiu a tese de que o alto crescimento populacional nos países periféricos seria a causa do subdesenvolvimento. Os neomathusianos são defensores radicais do controle de natalidade, inclusive com procedimentos pouco éticos como a esterelização de mulheres carentes.


Os Progressistas - Na verdade , as idéias neomalthusianas estão ultrapassadas. Sabe-se que apenas os investimentos em saúde, nutrição e educação fazem declinar as taxas de natalidade. Desse modo, a ênfase deve ser no combate à pobreza e a melhoria da qualidade de vida das populações mais pobres.


 


 


 


5ª aula


O México:


 Localizado na América do Norte, o México é um país latino_americano que ocupa uma área de 1,9 milhões de km². Sua população absoluta é de 105 milhões de habitantes. A minoria branca (9%) compõe a elite e a classe média. A grande maioria (60%) é pobre e compostapor mestiços(brancos/indios). Os povos indígenas perfazem cerca de 30% da população.


A porção mais povoada é o PLANALTO MEXICANO ( Anáhuac), que ocupa a porção central. Esse planalto é limitado pelas cadeias montanhosas chamadas de SIERRAS MADRES ( Oriental e Ocidental). As áreas lutorâneas são dominadas por planicies onde se destaca a peninsula de Yucatán no sul.


6ª Aula/Agosto 2009


Apartir de levantamentos feitos em unidades de Pronto atendimentos da região onde atuamos com o cursinho comunitário, dedico uma prestação voltada para compactuar com moradores,trabalhadores,estudantes,empresários e o poder público atuante na Cid. Tiradentes das minímas chances, criadas para melhorar a vida nos Lares que além de Garantir proteção de dias chuvosos,Frios,quentes e de baixas temperaturas, apontam através de dados colhidos nas unidades de Pronto atendimento,que a qualidade vital construida diariamente são medidas pelo banco de dados que controlados pelo governo deveriam assumir o real Potencial na administração familiar;Seguimos aos indicadores:


 Trabalho InfantilVideo direito do cidadão.


 COMO VIVEM AS FAMILIAS NOS 5 CONTINENTES? VAMOS ATÉ ALGUMAS CASAS PARA COMPREENDER O QUE FAZEM HOMENS, MULHERES,CRIANÇAS E IDOSOS DA ÁSIA-AMÉRICA-ÁFRICA-EUROPA-OCEANIA;DICA VÍDEO;


 


A- O QUE NOTAMOS DE DIFERENÇA E SEMELHANÇA ENTRE HOMENS E MULHERES?


B- O QUE NOTAMOS DE DIFERENÇA E SEMELHANÇA ENTRE CRIANÇAS E IDOSOS?


7ª Aula


Africa:pobeza, aspectos físicos e desequilíbrio ecológico


 


Entre todosos continentes, a África é o que abriga as populações mais pobres do planeta. Após séculos de dominação e exploração européias, os povos africanos lutam pela sobrevivência, tentando se organizar em países independentes.



8ª Aula:


Avaliação

1) Um dos fenômenos climáticos mais importantes é o EL NIÑO
Trata-se do aquecimento anormal das águas do Oceano:


a- Pacífico;
b- Atlântico;
c- Indico;
d- Glacial Ártico.

2) A nova ordem mundial deu início com a crise no bloco
Socialista no final da década de 1980, a ordem bipolar da Guerra
Fria (Estados Unidos x União Soviética) dá lugar a uma nova ordem
mundial marcada pela multipolaridade, isto é, pela presença de
vários pólos de poder. Firma-se a Tríade composta por:


a- China, E.U.A, União Soviética;
b- Japão, E.U.A, China;
c- Japão, China, E.U.A;
d- União Européia, Japão e E.U.A. .

3) O que prioriza a Globalização?


a- A expansão das relações sociais e dos transportes de
integração;
b- A diminuição nas relações sociais e grande influência Norte
Americana;
c- Tornou as relações sociais cada vez mais ágeis e Simultâneas;
d- A expansão capitalista e a diminuição de paises
marginalizados na inserção na economia Global.
4) O que significa (FMI)?


a- Fechamento do Mercado Internacional;
b- Faixa de Mercado Internacional;
c- Fundo Marítimo Interno;
d- Fundo Monetário Internacional.
5) O que significa (PIB)?


a- Plano Interno do Brasil;
b- Plano Interino do Brasil;
c- Produto Instável do Brasil;
d- Produto Interno Bruto.
6) O que significa (IDH)?


a- Indicativo dos Homens;
b- Índice de Desenvolvimento Humano;
c- Impossível Desenvolvimento dos Homens;
d- Interesses dos Homens.


9ª Aula:


NEGROS - A LUTA INCONCLUSA

Ao tratar das lutas dos negros brasileiros e africanos, uma
característica freqüente da historiografia oficial é classificá-las
à margem da história. Coisa de menor importância, casos de policia e
capitão de mato, pois as rebeldias negras não influem na "grande
história". Os transformamos em figurantes, uma gente trabalhadora,
um tanto bruta de quem os grandes homens tiveram compaixão dando-
lhes liberdade.
Essa falsificação histórica decorre de preconceitos ideológicos
que preservam o mito de que a história é feita pelos "grandes
homens", ao mesmo tempo que apresenta todo o processo de abolição
como fruto de um entendimento harmonioso e humanitário, onde o
branco concede a liberdade ao negro por se condoer de sua condição.
Como os senhores eram bons e sábios, faziam a história; como eram
magnânimos, libertaram os negros, assim tratavam bem seus escravos,
um ou outro senhor era cruel, a exceção, é contra as exceções que os
negros se rebelam. Portanto, na gmau tratos de alguns senhores. Para
consolar os bons negros, vitimas de maus senhores, os padres enchiam-
lhes as almas de orações e promessas de vida eterna.
Dessa forma a historiografia oficial explica e justifica. Explica
por que "acidentalmente" bons negros eram torturados e rebelavam-se
e justifica a repressão aos maus negros que ameaçam a sociedade.
O racismo e o preconceito social contra negros e índios levam a
luz hoje às origens desses grupos sociais e explicam a sua
permanência. É essa luz que leva Décio Freitas por exemplo, a
concluir que a grande perda deles foi não terem vencido a sua GUERRA.
A escravidão é uma necessidade real do colonialismo, acontece
num momento cheio de contradições, é também um retrocesso, pois vai
inibir o rápido desenvolvimento do capitalismo. O escravismo
brasileiro e português ao longo dos anos irá possibilitar condições
para que a Inglaterra, apropriando- se da produção do Brasil, acumule
ouro para promover sua expansão capitalista e tornar-se num futuro
próximo um grande império.
Não ficava bem escravizar seres humanos após o renascimento.
Então a Igreja decreta que os negros não tem alma, sendo passíveis,
portanto de escravização, o que lhes permitiria receber o batismo e
assim, ganhar uma alma - passaporte para o céu, prêmio a todo bom
cristão obediente ao rei e a lei. Desumanizar o negro é o primeiro
processo para entendê-lo como inferior e justificar o cativeiro, os
castigos e até mesmo o direito de matá-lo.
Negro não era gente era "fôlego vivo", comprava-se como "peça".
Uma peça era geralmente 1,75 metro de negro: cinco negros somando
8,34 metros, por exemplo, era reduzidos a 4,76 peças. Dois negros de
1,60 m eram apenas 1,8 peça de escravo. Não é apenas curioso
destacar isso: faz parte de todo um processo "ideológico" que
explica o direito de reduzir um ser humano, "desalmado", a escravo.
Capturados na África viajavam em tumbeiros, navios que lotavam
seus fétidos porões, muitos morriam na travessia. Adoeciam, aqui
chegavam em péssimo estado, sujos, cobertos de feridas. Separavam-se
as famílias e os vendiam anulando traços culturais comuns que lhes
possibilitassem resistir. Misturavam-se negros de idiomas
diferentes, eles eram obrigados a aprender a língua dos senhores,
geralmente através de orações e rezas, incutindo-lhes o conformismo.
A vida útil de um negro era em média, sete anos, depois morria ou
tornava-se invalido. Os castigos eram freqüentes e há uma vasta
crônica sobre os instrumentos de tortura inventados no Brasil. As
negras jovens eram violadas pelos brancos. Essa violação gerando
filhos mulatos, às vezes foi planejada porque o negro mais claro
tinha mais valor e, assim estabeleceram- se alguns "criatórios",
produzindo-se mestiços para se vender como escravos domésticos. Isso
deu motivo para se afirmar que houve um "congraçamento" de raças e
confraternizaçã o sexual no Brasil. Daí a invenção da "democracia
Racial" é só um passo. Na verdade o que houve foi o estupro da
mulher negra pois jamais se ouviu dizer de um "congraçamento" entre
o negro e a mulher branca.
Numa sociedade cinicamente moralista, como no sistema colonial, a
mulher das classes dominantes era sexualmente reprimida, péssima
parceira. Os senhores fartavam-se nas negras, provocando o ciúmes
das sinhás que se vingavam mutilando as escravas: arrancava-lhes os
dentes, cortavam-lhes os seios (cozinhavam e serviam aos maridos),
furavam os olhos, etc.
Pode-se resistir pela inércia, como os que esperam a morte, ou
pelo suicídio, ou o aborto forçado pelas mães negras que não querem
deixar filhos para a crueldade branca, muitas vezes sofriam o aborto
por parte dos senhores para que não deixassem de trabalhar por causa
da gravidez.
Entre outros a resistência manifestou-se pelos quilombos, surgem
por todos o pais e são centenas deles, o 1º em 1575 na Bahia, quase
sempre perseguidos e destruídos com dois objetivos: recapturar
trabalhadores e exterminar perigosos focos de insurreição que
ameaçavam o sistema escravista.
Palmares durou 57 anos, estendia-se de Pernambuco a Alagoas,
sofreu o ataque de 17 expedições guerreiras, chegou a Ter 20 mil
habitantes, na luta contra eles chegou-se a usar guerra
bacteriológica como fez Domingos Jorge Velho que vestia negros
doentes com roupas de mortos pela peste que contagiavam e
enfraqueciam o grupo.
A partir do século XIX crescem as pressões inglesas para o fim do
trafico negreiro, eles dominavam as importações para o Brasil, porém
negros escravos não podem consumir. A classe dominante percebe que a
abolição era inevitável, porém não deseja um país livre e ....
negro, existia o medo do "pretejamento" (maioria negra no pais),
questão raramente estudada. Paralelo a campanha abolicionista começa
a surgir o desejo de se "branquear" o país. Silvio Romero, figurão
das letras vai afirmar: "A vitória na luta pela vida, entre nós,
pertencerá, no porvir, ao branco". Não foram os brancos que
venceram, mas as classes dominantes.
É nesse clima cultural e humanitário que se elabora a campanha
abolicionista, que toma força após a Guerra do Paraguai, nesta
guerra o Brasil encontra a oportunidade de livrar-se de grande parte
dos seus negros.
Quando a guerra eclode o Império praticamente não tem exercito.
Ele é formado rapidamente, composto pelos menos em 90% por soldados
negros. No começo da guerra o Brasil tem 2.500.000 escravos, são
31,2% do nosso povo, após a guerra sobram 1.510.806, que representa
15,2% da população. Morreram na guerra e durante ela, nas freqüentes
remoções de mão de obra de um lado para outro, morrendo de maus
tratos pelo acumulo de trabalho, fome ou peste.
Conscientemente ou não tal "desaparecimento" serviu aos propósitos
das elites, em poucos anos, 1864 a 1872 livra-se de grande parte do
potencial do "perigo negro", em uma sociedade sem trabalho escravo.
A abolição livrou o homem branco do escravo, pois desde 1872 a maior
parte da força de trabalho de São Paulo era de trabalhadores livres,
em 1888 os escravos não são a principal força de trabalho no pais.
Essa abolição, aliada a outros acontecimentos, vai precipitar a
queda do Império.
Indefeso, deformado pela opressão escravista, o destino do negro foi
ficar à margem, ele não foi absorvido como força de trabalho
nessa "nova" sociedade que surgia. O ex-escravo passa a ser
explorado de forma mais eficiente quando lhe dão algum trabalho, mas
o comum é perder na concorrência para o trabalhador estrangeiro.
Desocupado, forçado à vagabundagem ou viver de trabalhos ocasionais
fica estigmatizado como malandro, viciado e bêbado.
Agora ele não é mais escravo é NEGRO. Negro é marca, sinal de
inferioridade que aumenta na medida do embranquecimento do país,
diminuindo o numero de pretos e aumentando o de mulatos que aspiram
à branquidão.
OUTRA GUERRA PERDIDA. Negros e índios derrotados pelo invasor e
depois por uma sociedade cruel. Os indígenas estão desaparecendo e
os negros são sufocados por todo um complexo social opressor,
econômica e ideologicamente.
Uma coleção de derrotas de todo o povo brasileiro, mas também de
grandes lições que iluminam o presente.

As lutas do Povo Brasileiro, Júlio José Chiavenato – Moderna – SP -
1992

Atividades. Após ler e refletir sobre os textos
anteriores responda:
a) Quais as causas para a escravização de índios e negros?
Identifique semelhanças e diferenças entre elas.
b) Responda: existia ou não uma política de extermínio de
negros e índios? Quais as semelhanças


10ª Aula:


O Brasil Negro

Durante mais de três séculos, pouco mais de três milhões de
africanos foram trazidos ao Brasil como escravos. Se a estes
juntarmos os que foram levados a outras partes e os que morreram
durante as viagens, quase metade, veremos dezenas de milhões de
africanos foram arrancados de sua terra, caçados como bichos,
trocados por armas, tabaco, aguardente, e vendidos como coisas. Tudo
em nome do dinheiro, do lucro que traficantes, reis e burgueses
europeus pretendiam extrair das colônias.
Na viagem, acorrentados nos porões dos navios negreiros,
parcialmente alimentados, sem sol nem higiene, quase a metade morria
e era jogada ao ma. Aqui chegados, eram vendidos em mercados,
minuciosamente examinados pelos possíveis compradores. Levados para
as propriedades dos senhores eram obrigados a trabalhar de sol a
sol, vigiados e castigados pelo chicote dos capatazes e feitores,
punidos com cruéis castigos – tronco, bacalhau, viramundo,
gargalheira e outros mais terríveis. A vida útil de um escravo que
trabalhava no pesado não passava de dez anos.
A pior violência cometida contra os negros foi arrancá-los a força
de sua terra, separar suas famílias, destruir sua organização
tribal, seus costumes, suas religiões. O banzo – nostalgia, saudade
da terra – levou muitos negros ao suicídio. Outros, milhares,
fugiam, caçados pelos capitães do mato, e reuniam-se em comunidades
no interior do Brasil, onde viviam em liberdade, segundos os
costumes africanos. Tais comunidades, chamados quilombos, foram
numerosas em todo o Brasil, especialmente no Nordeste, onde eram
mais numerosos os escravos.
O mais importante de todos os quilombos foi o de Palmares, na Serra
da Barriga, região situada entre os atuais Estados de Alagoas e
Pernambuco. Palmares, que na verdade era uma confederação de cerca
de dez quilombos, resistiu durante quase todo o século XVII aos
ataques do governo e dos senhores dês escravos. Zumbi foi seu
principal comandante. De 1630 a 1694 os palmarinos rechaçaram todas
as investidas. Só foram derrotados por um exercito de cerca de 9.000
homens, vindos de varias capitanias do nordeste, comandados pelo
bandeirante paulista Domingos Jorge Velho. Na verdade, não foram
derrotados: quase todos morreram lutando. Zumbi, ferido conseguiu
fugir e continuou organizado os negros. No final de 1695, tendo seu
esconderijo revelado por um amigo, que não resistiu às torturas a
que foi submetido Zumbi foi atacado de surpresa e lutou ate morrer.
Era dia 20 de novembro, hoje lembrado como Dia da Consciência Negra.

Nelson e Claudino. História e Vida – Texto de apoio e exercícios –
Vol 1 – Brasil da pré história a independência – Atica – SP – 1991 –
p. 62 e 63

Questões:
1)De que forma os escravos vinham da África para o Brasil?
2)Como era a vida dos escravos Nas fazendas?
3)Qual a pior violência cometida contra os negros?
4)O que foi e como foi derrotado o Quilombo dos Palmares?
50Quem foi e como morreu Zumbi dos Palmares?


11ª Aula:


O QUILOMBO DOS PALMARES

Palmares já
possuía Porem,
Ganga Zumba firma
Umas 50 mil pessoas
A paz com os lusitanos
Vivendo por Pernambuco
Zumbi discorda do ato
E nas Serras de Alagoas E
os seus preparam danos
Produzindo mantimentos
Envenenam Ganga Zumba
E até ferragens
boas E Zumbi
comanda os manos

A capital era um Mocambo
Assume a luta atacando
Macaco era chamada
Toda a periferia
Com quase 200 malocas Os
senhores se agrupam
Cercada de
paliçadas Pra
acabar a rebeldia
Por alagadiços,
fojos Em 1680
E estrepes, era guardada
E seis, acham uma via

Mas essa paz foi quebrada
Contrataram um bandeirante
Após se dar a expulsão
Um paulista experiente
Dos holandeses
dali O Domingos
Jorge Velho
E na
reorganização
Que tinha vindo da frente
Fez-se guerra a Palmares
No Piauí, contra os índios
Saia da
escravidão Com
a fama de competente

Zumbi em um dos combates A
guerra começou logo
Tomou dois tiros
certeiros Mas sem Ter
muita vantagem
Não morreu e virou lenda
porque Zumbi defendia
Com o maior dos guerreiros
Com estratégia e coragem
Um bravo com liderança
Porém, ficou sitiado
Um general dos
arteiros Dentro de
sua passagem

Houve sempre escaramuças
Muitos procuram fuga
Que não definiam a
luta E Zumbi, mesmo
ferido
A coisa não era
fácil Não se
entrega e luta
Pra vencer a força
bruta Sem ficar
esmorecido
Foi então que o bandeirante
Aqui que não teve jeito
Usou uma idéia
arguta Vendo seu
povo perdido

Foi um vil
estratagema Uns
dizem que ele foi
De soltar negros
doentes Pra beira do
precipício
Contagiando os guerreiros
Se jogando lá de cima
Enfraquecendo as gentes
Terminando o seu suplicio
Mesmo assim pediu reforços
Morrendo sem se render
Para os meios combatentes
Achando um fim pro inicio

Zumbi era
respeitado
Entretanto, há um registro
Até como
capitão Que
o Zumbi conseguiu
Por muitos senhores brancos
Fugir com uns quilombolas
Que conheciam sua ação E
em outro chão construiu
Por isso, pensaram
usar Uma cabanas
humildes
Mais homens e um canhão
Para Ter um passadio

Mandaram negros e índios
Porque em 95
Brancos, caboclos e mulatos
Prenderam lá em Penedo
Para a frente da
batalha Um preto
velho e mendigo
Segundo dizem os
relatos Que destrinchou
o enredo
Preparando a
vitória
Trocando a liberdade
Com derradeiros
assaltos Pela traição
com medo

Só em
94
Disse onde Zumbi estava
É que puderam
entrar Ele foi
surpreendido
Porque o canhão
abriu Mesmo com
20 guerreiros
Uma brecha no
lugar Pode
afinal ser vencido
Da cerca de pau a
pique Deceparam o
seu quengo
Que havia para
guardar Que na vila
foi exibido

A batalha foi feroz
E durou 22 dias
Mulheres jogavam água
Fervendo e os vigias
Atiravam lanças e pedras
Paus, cacos e estrias

Franklin Maxado. Rei Zumbi, O herói do quilombo dos palmares. São
Paulo. 1981. P.7-10

Questões:
1)Qual era a capital de Palmares, quantas malocas tinha e como era
cercado?
2)Quem foi Zumbi?
3)A quem os senhores brancos apelaram para destruir Palmares?
4)Que estratagema utilizaram os atacantes?
5)Como foi a batalha final?
6)De que maneira foi localizado e como foi morto Zumbi?

1)O que pretendem os reis, a burguesia, os traficantes e os senhores
de terra com a escravização dos negros?
2)Em sua opinião, em todo o período da escravidão, o que de pior
aconteceu aos negros africanos?
3)Invente uma história de um escravo que foge do engenho, é
perseguido pelo capitão do mato mas consegue chegar ao quilombo,
onde a vida começa.

1)A partir das historias inventadas pêlos alunos, cada grupo monta
uma única historia, que depois pode ser contada aos outros grupos.
2)Discussão, primeiro em grupo e depois com toda a turma, sobre a
questão: Como acabar ou diminuir o preconceito racial no Brasil.
3)Fazer um desenho, uma pintura ou um cartaz, representando o
Quilombo dos Palmares ou sua capital, Macaco.
4)Faça uma pesquisa para conhecer melhor a historia do quilombo de
Palmares e de seu chefe, Zumbi.


_12ª Aula


 12ª Aula


Patrimônio Cultural


José Carlos Ribeiro de Almeida


Os edifícios são a expressão mais clara de um povo em determinado momento histórico e são exemplos da sua forma de viver, da técnica disponivel e de manifestação artistíca. Por constituírem criações mais duraveis do que as outras artes como a escultura, a pintura, o mobiliário e manifestações de caráter popular, as edificações constituem a grande maioria dos bens tombados, mesmo aqueles que o são apenas pelo seu significado histórico.(...)


A miscigenação do português com o índio e depois com o negro, as invasões holandesas e francesas, o domínio da Coroa espanhola e, mais tarde, a imigração, pincipalmente italiana, alemã e japonesa, caldeiam culturas diversas para a formação da etnia brasileira. Em conjunção com diferentes condições ambientais, essa mistura cultural resulta na diversidade de técnicas e agenciamento dos espaços, tanto urbanos como edificios.


Aula 13ª


As formas de relevo do Brasil.



Observe o mapa e classifique as formas de relevo como as cores estão distribuidas. Dessa forma é possível obtermos no Brasil Planalto representado pela cor Bege, Planicie representado pela cor verde escuro e a cor verde claro a Área Litorânea. 


 


Analise as formas de relevo encontradas na América do Sul após veremos a América do Norte.


Como se deu os processos de colonização será nossa missão Geografica.